Moacir Avian deixa o bairro da Vila Maria, veste sua tradicional batina do Corinthians e segue rumo a Itaquera. O ritual, repetido há 12 anos, já faz parte da vida do empresário de 69 anos, sempre acompanhado de seu fiel escudeiro, seu José, amigo inseparável nessa caminhada alvinegra.
A chegada do Padre da Fiel aos arredores da Neo Química Arena nunca passa despercebida. Entre abraços, pedidos de bênçãos, orações e fotos, Moacir distribui carinho e atenção por onde passa. Sorridente, ele segue seu ritual até minutos antes da bola rolar, quando se dirige à arquibancada do setor Norte, lugar que considera sua verdadeira casa dentro do estádio.
O Alma do Esporte acompanhou o trajeto do Padre da Fiel até a Neo Química Arena no confronto entre Corinthians e Platense, pela Copa Libertadores da América. Durante o caminho até Arthur Alvim, primeira parada da jornada, Moacir relembrou como nasceu a ideia de vestir a batina.
“Eu estava assistindo a um jogo com uma bandeira do Corinthians no ombro quando uma amiga, a Maristela, falou que de longe eu parecia um padre. Por coincidência, eu tinha uma batina em casa, que usava nas festas juninas do condomínio. Resolvi levar para um jogo em 2014, contra o Coritiba, mas fiquei com vergonha de vestir”, recorda.
A vergonha, porém, durou pouco.
“No intervalo, o Corinthians estava perdendo por 2 a 0 e o Alex estava jogando muito. Aí eu pensei: vou vestir a batina para ver se dá sorte. Quando coloquei, o pessoal começou a olhar assustado, e eu falei para ficarem tranquilos porque a gente não perderia aquele jogo. E não é que o Corinthians empatou? Depois disso começaram a dizer que eu tinha feito um milagre e que precisava usar a batina em todos os jogos. Desde então, nunca mais parei”, conta, aos risos.
Empresário do setor têxtil, pai de dois filhos e apaixonado pelo Corinthians, Moacir diz que não existe apenas uma partida inesquecível em sua memória.
“Todos os jogos são importantes. Não tenho um só que me marcou. O que fica são os momentos, os lances, as alegrias que o Corinthians me deu ao longo da vida.”
Nos arredores da Arena, o carinho da torcida emociona. Entre brincadeiras, fotos e demonstrações de afeto, o Padre da Fiel virou personagem querido da rotina corintiana.
“Aqui é nossa casa. Tenho um carinho enorme por todo mundo que chega perto de mim e sempre fui muito respeitado. Muitas vezes me convidam para assistir aos jogos nos camarotes, mas eu gosto mesmo é de estar no meio do povo. Não abandono a Norte de jeito nenhum. Depois do jogo eu até posso visitar outros setores, mas durante os 90 minutos meu lugar é na arquibancada. Foi de lá que eu vim e é lá que quero ficar.”
O reconhecimento pelo carinho à torcida ganhou até homenagem dentro da Neo Química Arena. O Camarote Arena Kids colocou uma foto de Moacir “abençoando” o espaço na escada de acesso ao setor.
“Recebi essa homenagem com muito carinho. Fui lá, tirei fotos ao lado da parede e isso fica para sempre. Eu amo o Corinthians demais”, conclui o Padre da Fiel.
O vídeo completo da experiência do Alma do Esporte acompanhando o Padre da Fiel em Itaquera pode ser visto no Instagram: Alma do Esporte.