Pela oitava rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, a Ferroviária visitou o Amazonas, na noite do último domingo (24 de maio). A partida, infelizmente, não foi marcada pela vitória do Clube de São Paulo diante dos donos da casa, mas sim por um ato de racismo praticado por um torcedor da equipe do Onça Pintada.
O torcedor estava localizado atrás do banco de reservas, e proferiu palavras como “O meu dente é mais bonito do que sua cor”, direcionadas para os atletas da Ferroviária.
O caso aconteceu na reta final do primeiro tempo, depois do gol marcado pelo Amazonas. Segundo a Ferroviária, o torcedor, que estava atrás do banco de reservas da equipe paulista, teria feito ofensas racistas aos atletas Douglas Skilo e Fernandinho.
Após a denúncia, o árbitro Marcel Philipe Santos Martins acionou o protocolo antirracismo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e interrompeu a partida. Policiais militares retiraram o suspeito das arquibancadas do estádio.
Abaixo notas oficiais da Ferroviária e do Amazonas:
Na partida deste domingo (24), entre Amazonas e Ferroviária, pela oitava rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, a arbitragem acionou o protocolo antirracista após os atletas Douglas Skilo e Fernandinho sofrerem um ataque racista de um torcedor do Amazonas, posicionado atrás do banco de reservas da Ferroviária.
O torcedor do clube amazonense proferiu as seguintes palavras para ambos os atletas: “o meu dente é mais bonito do que a sua cor”.
Além da ofensa, a delegação da Ferroviária sofreu com a falta de segurança oferecida pelo clube mandante, com o portão de acesso ao campo sendo aberto durante a confusão, com o acusado ao lado dos atletas e comissão técnica do clube. Torcedores chegaram a entrar no campo de jogo.
Não há espaço para racismo no futebol e qualquer âmbito da sociedade. Toda forma de preconceito deve ser combatida com punições para além do âmbito esportivo.
A Ferroviária repudia veemente a ofensa e oferecerá todo suporte necessário aos atletas, que darão seguimento à ocorrência.
O Amazonas FC vem a público se manifestar sobre a suposta injúria racial ocorrida na reta final do primeiro tempo da partida disputada neste domingo, envolvendo um torcedor presente no estádio Carlos Zamith e um atleta da Associação Ferroviária de Esportes.
O clube repudia veementemente o ato, em qualquer forma ou circunstância. Não há espaço para o racismo no futebol, e nunca, jamais haverá dentro da nossa casa.
O Amazonas FC é um clube que nasce da Amazônia, da sua gente e da sua diversidade. Somos herdeiros de uma terra habitada por centenas de povos originários, que por milênios coexistiram com respeito, resistência e identidade. Carregar esse legado é, para nós, uma responsabilidade que vai muito além dos gramados. Por isso, o racismo, em qualquer de suas manifestações, fere não apenas um atleta, mas a nossa própria história e essência.
Informamos que o clube havia adotado medidas preventivas antes mesmo do início da partida, com segurança adequada posicionada em diferentes partes da arquibancada. No momento em que o ocorrido foi reportado, o Amazonas colaborou ativamente na identificação do indivíduo envolvido, prestando todo o suporte necessário às autoridades competentes.
Reiteramos nosso compromisso irrestrito com o combate ao racismo, com a proteção dos atletas e com a promoção de um ambiente digno para todos que frequentam nossos jogos.
Foto: Reprodução/SportyNet